quinta-feira, 31 de março de 2016

DIY - Tigelas feitas de biscuit para bijoux


Biscuit é uma coisa bem interessante. Gosto de pensar que é massinha para gente grande! E há pessoas realmente talentosas por aí, que fazem mágica. Meu namorado, minha cunhada e eu começamos a brincar com algumas massas para fazer bonequinhos para um jogo de tabuleiro. Depois daquele dia, tudo o que via pensava: dá para fazer de biscuit? E aí surgiram essas tigelinhas. 💖

Minha ideia inicial era fazer com jornal: reciclagem + praticidade. Não é difícil mas dá trabalho e a quantidade de cola aplicada é chata, então a massinha venceu. A inspiração veio do Pinterest e lá vi muitos modelos fofos, bonitos e muito bem feitos mas, quando as minhas ficaram prontas, senti um orgulho enorme! Eram as mais bonitas que eu tinha visto. 😝 Hehe, quando a gente gosta muito do resultado final de um trabalho manual o sentimento é exatamente esse, então resolvi compartilhar o passo a passo com vocês. 

Vamos lá! Vocês vão precisar de: 

• Porcelana para usar como forma
• Massa para biscuit nas cores que desejar
• Plástico filme
• Tinta (usei dourada)
• Faca de biscuit (só para auxiliar no corte)
• Pincel
• Rolo de massa (não está na foto mas usei também!)

Massa de biscuit é uma surpresinha! Você não precisa ser uma expert em escultura mas é bom evitar certas coisas, como molhar a massa por exemplo. Digo isso porque primeiro amassei o biscuit preto com as mãos e fiz uma bola, molhei as mãos e voltei a tocar nele - água supostamente deixa a massa mais maleável - e ela virou uma pequena cola! Grudava em tudo, inclusive no rolo de massa. Então desisti dessa "técnica" e a sequei bem, como minhas mãos também. Use um pouco de água somente se a massa estiver mais dura.

A porcelana serviu de forma para o meu modelo, então a forrei com plástico filme para a massa não grudar. É bom forrar o lugar onde você vai trabalhar também, para não agarrar biscuit em tudo pela casa, #ficaadica. Amasse bem até virar uma grande pizza. 



Para cortar usei outra porcelana pois queria que minha tigela ficasse bem redondinha. Apoiei ela em cima da pizza, fiz pressão para marcar e cortei com o auxílio da faquinha de madeira. Para secar sua arte de biscuit, deixe em uma janela onde bata um pouco de sol e vento. Não coloque no forno.

Comecei a preparar tudo na sexta de manhã e pintei minhas tigelinhas no sábado à tarde. - Sim, foram dois dias! - Domingo, depois de prontas, as deixei um pouco mais no sol. 

A segunda tigela ia ser uma mistura de preto com rosa, para criar um efeito mármore, mas a massa preta engoliu a rosa e eu resolvi pintar ela toda de dourado, porque adorei essa tinta! Juro. Terminei querendo pintar mais coisas com ela. Essa é a Betume Colors da Acrilex e esse tubinho de 60ml rende bastante e seca muito rápido. Super indicada e aprovada!

Agora vai, não ficaram fofas? Nas primeiras passadas de tinta tentei fazer com que a bordinha ficasse bem reta mas depois percebi que ficaria muito mais bonito se o trabalho fosse bem manual mesmo, sem "perfeições" nas linhas e bolinhas. Terminei com vontade de fazer mais. 💓 É uma terapia usar as mãos para criar e fazer as coisas. 


16 comentários:

  1. E nao é que ficou muito lindinho!?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que DIY mais legal eu vou fazer vamos ver se eu consigo porque eu sou pessima para isso

    www.descrevendonuvens.com

    ResponderExcluir
  3. nossa que graça que ficou, transformou mt um pires sem graça num objeto de decor

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Que legal!! Adorei, dá para fazer com as cores que a gente mais curte ou combinar com as cores do ambiente, por exemplo. Um jeito super legal de guardar bijus!
    bjs
    blogtrashrock.com

    ResponderExcluir
  5. QUERO <3 fica tão lindo! eu amo essas coisinhas pra grardar bijus! é tudo tão amor! o DIY ficou muito legal!

    http://guitarrebel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Maria, ficou lindo, eu já comprei a massa, e tudo que tentei fazer ficou péssimo, mas eu sei que é tudo prática, essa tigela ficou mto legal, fico ótimo para presentear alguém!! :)

    http://www.carolinapeclat.com

    Beijos Carol

    ResponderExcluir
  7. Biscuit é mesmo mágico, lembro que o meu primo fez uma encomenda pra uma das minhas festas de aniversários (de muito tempo) que eram brindes pra colocar nas mesas e as pessoas levarem pra casa, eram doendes feitos de biscuit. Até pouco tempo atrás eu tinha um aqui, mas conforme com o tempo foi ficando velho aí caiu no chão e o olho saiu, depois a cabeça e aí acabou tudo. Gostei de saber disso da água, se eu não tivesse lido isso aqui, teria molhando com certeza. Achei que ficou lindo! Tanto a toda pintada de dourado quanto a de bordinhas e bolinhas. Fora que é bom pra guardar principalmente anéis né? Colar eu não gosto muito porque embola um pouco, aí coloco no cabide mesmo :P hahaha! Gostei do DIY!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  8. aaaah que gracinha que ficou! eu adorei o resultado!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  9. Que bacana, acho lindo essa arte de biscuit quero ainda fazer um curso para isso.
    http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ficaram muito fofas! Adoro DIYs, sempre tão práticos!
    Adorei a mistura do dourado com o preto, combinam tanto. Principalmente com estampinha de poá. <3
    Amei! Já quero também HAHAHAH

    Um beijo, Malu! Bom fim de semana :))

    ResponderExcluir
  11. Nossa que lindo!! é só se jogar na criatividade <3
    beeijos

    www.marinaalessandra.com

    ResponderExcluir
  12. Ficou muito linda essa sua tigela para bijou *-*

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  13. Ah, que gracinha! Super fácil e econômico de se fazer, né?! (:

    blog | facebook

    ResponderExcluir
  14. A incrível e frustrante história da pessoa que acessa os blogs pelo computador do trabalho e quase todas as fotos são bloqueadas. :( Tô bem triste.

    Beijos,
    Caroline Padilha.

    ResponderExcluir
  15. Nossa que lindo isso <3
    Fácil e prático e também decora demais!

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa, ficou super profissa, Malu!
    Gostei da combinação de cores também. Muito lindo :)

    ResponderExcluir