sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Viajando: Ibitipoca, Minas Gerais

Depois de quase dois anos sem break algum, consegui tirei férias em agosto (opa, atrasado!). Queria muito viajar, sair um pouco do Rio, desse ar de cidade engarrafada, sabe? Meu namorado queria ir para Ibitipoca em Minas Gerais, então lá fomos!

A estrada entre Rio e Minas é muito bonita! Quando você chega no estado mineiro, tudo é montanha, árvores e fazendas. 💛 Dá vontade de fotografar tudo. Já em Lima Duarte, perto de entrar em Ibitipoca, a coisa começar a mudar (risos). A cor é engraçada: é uma mistura de laranja, verde e azul - barro, mata e céu. O mato ao redor da estrada é laranja de tanto barro que sobe e durante o caminho você pode encontrar vaquinhas.




Depois disso tudo a gente chegou em Conceição de Ibitipoca, uma cidadezinha localizada no município de Lima Duarte, não muito longe do Rio - de 3 à 4 horas de viagem. É um distrito pequeno com pouco mais de 1.000 habitantes, uma das mais bonitas reservas naturais do Brasil. De ruas de pedras e comércio artesanal local, a cidade é sustentada pelo turismo atraído pelo Parque Estadual de Ibitipoca, criado em 1973 pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais.



A entrada do parque é paga e a visitação limitada à 1.200 pessoas por dia. Além das pousadas é possível ficar em um camping situado dentro do parque. Só levar sua barraquinha e dormir. O parque é resumido à floresta, trilhas, grutas e cachoeiras. Você tem três opções de passeio: o Circuito das Águas, a trilha da Janela do Céu e a do Pico do Peão. É tudo uma delícia de bonito! Ficamos somente três dias então tínhamos que aproveitar cada segundo.





Ao chegar no parque nos informaram que as trilhas para a Janela do Céu e para o Pico do Peão eram as mais longas. A primeira com 16km (ida e volta) e a segunda com 10km (ida e volta), então era bom chegar cedo no parque para conseguir subir e descer.

No primeiro dia fizemos o Circuito das Águas, o menor dos 3 com apenas 5km (ida e volta). Infelizmente não chovia há tempos no local então o nível da água estava baixo :( o que não interferia na beleza. A água era mais gelada do que as almas de certas pessoas (risos) e as trilhas passavam pelas pedras (porque é na montanha, gente). Nesse circuito você consegue ver cachoeiras, pequenos lagos formados entre as pedras e muita coisa bonita. A cor da água varia entre o amarelo e o vermelho, o que é resultado da decomposição da matéria orgânica vegetal. Natureza, xenty.






Mergulhando para absorver a energia do lugar e dar um choque na alma!

O segundo dia amanheceu nublado :( Abrimos a janela da pousada e tinha uma nuvem descendo pela rua. Por causa disso não conseguimos fazer a trilha da Janela do Céu (a que mais queríamos) porque precisávamos chegar cedinho no parque. Então esperamos o tempo melhorar um pouco e corremos para o parque para fazer a trilha do Pico do Peão. Levamos 3 horas para subir e 1h30 para descer (vai no embalo que os joelhos não aguentam). 10km de trilha parecem tranquilos mas não é. Ela é entre as montanhas então você sobe, sobe, sobe, sobe... Mas a paisagem e o clima são tão gostosos que você não se importa com nada. Eu parava toda hora para dar uma olhadinha para trás e admirar a paisagem. 💛 Cada segundo valeu a pena! Vê esse tanto de montanha aqui embaixo? A trilha atravessa isso tudo. 







Essa aqui em cima é a Gruta dos Viajantes. A maior gruta do Parque. Ela tem uma passagem, mas não levamos lanterna e estava tão escuro que não conseguimos atravessar :(



Depois de 3h chegamos ao topo do Pico do Peão e foi aqui onde descobri que Minas Gerais é feita de montanhas. 💛

Uma dica bem boa e que descobrimos lá: a cidade é pequena então quase nada abre quando não é alta temporada ou quando não está acontecendo algo por lá. Fomos durante a semana e quase não conseguimos jantar. Poucos bares/restaurantes estavam abertos. Dizem que ir entre setembro e outubro é muito bom, mas fique de olho na temporada devido ao número limitado de visitações ao parque.

Fotos: Arquivo pessoal - Nikon e GoPro Hero3 | Se for copiar alguma foto, seja legal e dê os devidos créditos :)


19 comentários:

  1. Minas é um lugar incrível <3
    E tenho muita vontade de morar lá, sério, as cidades históricas são só amor.
    Suas fotos ficaram maravilhosas!
    Cara, o parque ficou muito maneiro com as águas baixas. E realmente, já viajei pra regiões parecidas e é simplesmente gelada demais pra entrar o.o
    A foto no pico também ficou incrível, gente, eu ia panicar com essa altura kkkkk
    Ah, eu amo grutas, como assim vc não entrou na gruta <3

    ResponderExcluir
  2. Que lugar lindo, e a paisagem? Linda linda <3

    Gostei muito do seu post.
    Eu,particularmente, não teria coragem de comprar um vestido de casamento online.

    Com carinho,
    Fernanda Macena.

    http://ideepregaiblog.blogspot.com.br/
    @fer.macena ♥

    ResponderExcluir
  3. Ameeei as fotos.. tenho muita vontade de ir <3
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  4. Amei as fotos, elas ficaram lindas! E que lugar maravilhoso, deve ter sido ótima a viajem!
    Beijos

    http://heeysah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado querida :D O bom dos looks monocromáticos é que podem ser conciliados com uma ou outra peça ou detalhe de cor. é isso que vai criar contraste e mostrar a nossa personalidade!

    Super adorei esta viagem. Quase me senti parte integrante :D As fotos estão fenomenais assim como o blog :D

    NEW TIPS POST | Study and get good results
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  6. Oi Malu, tudo bem?
    Eu sou louca para conhecer Minas. Quando digo Minas é porque a vontade é tanta, que pode ser qualquer cidade.

    Adorei o lugar e as fotos.

    BjO
    Www.brechodanylins.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que fotos lindas, lugar lindo! Vontade de conhecer. Bjssss

    www.blogdatatah.com

    ResponderExcluir
  8. Que lugar lindo!! Ótima escolha!
    www.desesperofashion.blogspot.com
    Facebook/desesperofashion
    Instagram:@desesperofashion

    ResponderExcluir
  9. Que lugar lindo, adorei a simplicidade!
    Bisous,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Malu!
    Desculpa a demora para responder o comentário, mas estou super atrasada com todos, ops!
    Que coisa maaaaaaaaaais amor o seu blog.
    Fiquei apaixonada.
    E esse post lindo?
    Gente, eu que tenho família em MG, que fui lá a infância e adolescência inteiras, não conhecia essa cidade e nem esse parque.
    Lindo demais!
    E as suas fotos estão lindas *.*
    Pena que você não conseguiu fazer a trilha que mais queria.
    E essa cor da água? Meio estranha, né? :x Sei que é natureza e tudo o mais, mas parece meio... podre... hahaha.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  11. Seu blog é lindo <3

    Conheço e amo Minas, mas não este lugar... Adorei, lindas paisages!

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  12. Que post gostoso de se ler! Adoro viagens assim, to precisando fazer uma também. Nunca tinha ouvido falar nessa cidade, achei uma graça. Você e seu namorado são super fofos também!

    beijo
    www.belatriz.info

    ResponderExcluir
  13. Ai Minas, porque TÃO linda??? Nunca fui pra Ibitipoca, mas o namorido já acampou por lá e conta altas histórias. Quero muito ir um dia. Vou mostrar esse post pra ele Malu! :)

    ResponderExcluir
  14. Eu fui pra Minas Gerais no meio desse ano também, mas fui pra Carangola, porém passei nessa mesma estrada com árvores lindas aí. Adorei o mergulho! Parece ser um lugar bem sereno e tranquilo. Lá é bem assim né? Quero muito voltar lá mais vezes. Tenho uma parte da família por parte de mãe lá. Quero visitar mais vezes esse lugar. Gostei da trilha que vocês fizeram.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  15. Gente, que fotos maravilhosas, Malu! Se eu já tinha vontade de visitar Minas um dia, agora tenho o dobro. Esse lago da Miragem.... <3 E imagino que deva ter sido ótimo pegar essa estrada linda xD Sempre que leio posts sobre viagens fico só na vontade. Preciso me organizar e botar o pé na estrada também hahaha

    Beijão!
    Heey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
  16. Que fotos LINDAS! Adorei ver!
    Muito legal a viagem e as dicas!

    bjos

    ResponderExcluir
  17. Ahh que delicia!!!
    Eu amo viajar e minas é linda demais né!!
    Sempre que vou gosto de visitar algumas cidades com belezas naturais
    Kisses

    ResponderExcluir
  18. Caraca, adorei esse post.
    Tinha visto por cima, mas queria ler tudo direitinho. Como é bom tirar férias, né!? Nem fala em cidade engarrafada, doida pelas minhas férias já.
    E Lima Duarte é cidade? Eu não sabia, só conhecia o ator mesmo HUAHAUAHUH
    Teu post me lembrou uma música do Pato Fu (que são mineiros né) que diz "vai diminuindo a cidade, vai aumentando a simpatia / quanto menor a casinha ai ai, mais sincero o bom dia.." ♥
    Que trilhas, águas e cidades gostosas..
    Adorei a última foto de vocês ali :)

    Beijão, Malu!

    ResponderExcluir
  19. Que lugar maravilhoso Malu, faz masi post assim!

    ResponderExcluir