quarta-feira, 10 de julho de 2013

Tipos de Sapatos Masculinos

Pra quem acha que é fácil homem escolher sapato, porque é tudo igual, dá no mesmo, tá bem enganado. Não somos só nós mulheres que ficamos horas em uma loja pra escolher um modelo de sapato. Homens que gostam, também passam por isso. Até porque ninguém quer ter o mesmo sapato no armário.

As vezes a gente vê um modelo na internet ou no pé de alguém mas não sabe o nome. E como faz quando vai ao shopping e entra em uma loja cheia de sapatos? A gente pensa logo em perguntar, mas como, se não sabemos o nome? Mulher não tem esse problema. Nós olhamos todos até acharmos o que queremos, por isso acabamos levando mais sapatos do que deveríamos. Mas os homens, quando saem pra comprar alguma coisa, geralmente é algo específico. Eles vão direto ao ponto, não ficam "rodando" que nem a gente.

E se você achava que homem quase não tinha opção de sapato, separei pra você uma pequena listinha com alguns modelos. Pequena mesmo, porque cada modelo tem suas variações. Mas agora, o importante é que quando você quiser procurar algum modelo específico, já sabe os nomes.

O modelo Derby também é conhecido como Blütcher e é um derivado do Oxford. Muita gente tem dificuldade em distinguir, deve ser pelos cadarços. A diferença entre os dois são as abas costuradas por cima da peça, onde entram os cadarços. Essas abas não existem no Oxford. Ele é um pouco mais casual que o Oxford, mas consegue acompanhar trajes formais sem problema nenhum.

O Derby ainda pode ser cap toe, com a biqueira de couro, ou o slipt toe, com a peça de couro frontal dividida em dois.


Esse aí é o clássico dos sapatos masculinos. Sua origem é na Irlanda e Escócia, mas ganhou esse nome porque foi usado pelos alunos da Universidade de Oxford. A característica que o define são os furos nas abas para os cadarços feitos em uma peça de couro que parte da sola do sapato. Mas as variações dessa peça são muitas. Podem ter a biqueira reforçada ou não, podem ser de camurça ou não. Enfim, são robustos e ao mesmo tempo elegantes. Conservam aquele charme inglês. Vão muito bem com ternos e até looks mais casuais.

O Loafer é uma versão mais modernizada e sofisticada do mocassim. Possui um corte mais reto e o bico é alongado. Como dá pra ver, não possui cadarços ou fivelas, e na maioria das peças, é só uma faixa de couro na parte superior do peito do pé. Algumas vezes essa faixa  pode vir acompanhada de uma placa de metal. Muito usam o Loafer hoje com calças e camisas sociais. Ele tem uma carinha formal, mas vai muito bem também com looks mais casuais.



O Monk Strap é bem parecido com o Loafer, a diferença é a a fivela na alça de couro. Alguns possuem a biqueira reforçada e outros não. Ele é um sapato derivado dos calçados usados pelos monges, daí o nome. Ele é mais formal que o Derby mas ainda assim é menos formal que o Oxford. Bonito é o modelo de duas fivelas, o Double Monk Straps, o que tá lá em cima.


Muita gente confunde esse modelo com o Oxford. (São os furinhos que confundem) Mas dizem que uma das diferenças é o corte do bico, o Oxford é mais pontudinho, enquanto o Brogue é mais redondo. E a asa, a ponta do sapato é reta, enquanto a do Oxford tem realmente o formato de uma asa de pássaro. É bem confuso, gente, os dois se parecem demais. Mas dá pra notar que o Oxford ainda é bem mais formal que o Brogue.


Dizem que o Wingtip é o derivado do Brogue. E realmente parece. O bico ainda é redondo, os furinhos são os mesmos, mas o solado é diferente, deixando ele bem casual. A Prada, há um tempinho, lançou uma coleção de Wingtips bem diferente e bacana.

Chamam ele de Boat, mas a gente chama de Mocassim, então, porque chamar de Boat? O modelo foi criado pelos índios norte-americanos, onde eram feitos de couro, costurados à mão e não tinham sola. Alguns dizem que é a sapatilha masculina. Mas e a história dos homens que usavam nos barcos? É verdade também, por isso é chamado de Boat. Mas a questão aqui é a aparência. É um modelo totalmente casual, e sempre confortável.

Esse aí é o Desert Boot. Dizem que foi criado em 1949 por Natham Clark, dono da indústria britânica Clarks. Ele é um modelo de bota originário de um calçado popular feito à mão pelos soldados do exército britânico para uso próprio. São as inovações que vem com as guerras ou com as necessidades dos soldados, e ele não é o primeiro. Geralmente é mais fácil encontrar esse modelo em camurça. Ele é bem confortável e cheio de estilo. Cai bem com aqueles looks formais bem estilosos. Ah, e é uma boa pedida pra esse inverno.
Essa é a clássica Chelsea Boot. É uma bota de cano médio com estilo urbano. Pode aparecer em duas versões, uma casual, com aparência de couro desgastado ou camurça, e também pode aparecer mais social, com um material mais nobre e lustroso. Os Beatles foram grandes responsáveis pelo sucesso da bota nos anos 60, quando a usaram com ternos de silhueta mais justinha. Mas a verdade é que sua origem vem bem mais lá trás, na data da era vitoriana, mais precisamente em 1887, quando as solas de borracha foram criadas por Charles Goodyear para a Rainha Vitória. Nessa época eram super práticas, usadas para equitação, levando o nome de Paddock Boots ou Johdpur Boots. Hoje, ainda é super prática e cheio de estilo. Outra ótima pedida pro inverno.



25 comentários:

  1. Adorei o post. Os modelitos são lindos, mas as botinhas sempre me ganham!!


    Bjs Má
    www.2betrend.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha vou mostrar pro meu pai esse post, vai ser bem útil! hahaha

    http://onlytheclassic.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. AMOOOOOO Derby, você poderia ter citado o Riva da Osklen, esta super em alta!
    http://blogdosilvestrin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. adorei o modelo desert! http://anavidadeestilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei todos os modelos e o favorito o loafer!!!!
    Beijos e muito sucesso!!

    comjeitodemeninalinda.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  6. nOSSA cadA modelo lindoooo
    like like *-*
    adotadospelopai.com.br

    ResponderExcluir
  7. Mocassim é minha paixão, mas feminino claro kkk!
    Se der segue la meu blog >< haha
    http://divadeouro.blogspot.com.br/
    Beijos *_*

    ResponderExcluir
  8. Fico pensando, com tanto modelo de sapato diferente porque a maioria deles só usam tenes minha gente que coisa chata rsrs bjocas
    A Gorda Revolucionaria

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Muito bom o post, bem diferente!
    Adorei...

    maisbelamulher.com

    ResponderExcluir
  10. Cada modelo lindo, os homens não tem mais desculpas pra usar somente tenis!!

    Bjos :)
    http://rachelmalheiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. amei, amei, amei ♥
    meu namorado só usa tênis, diz que é a única coisa que gosta .. uma pena, vou mostrar o post pra ele e ver se desperta um interesse hahaha

    Beijinhos
    Nathália • Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nossa que dicas legais, amei. Muitos modelos legais e super versátil!!
    Beijos!!
    http://belezaemsintonia.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto quando eles usam o derby, oxford, brogue, mocassim e chesea. Meu pai usa um estilo chelsea, fica legal (principalmente quando coloca a calça por cima da blusa, nossa... Um luxo! HAHAHA Só que não). Adorei o post!

    xx,
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post!!
    Confesso que não conhecia todos os nomes dos modelos rs :)
    Obrigada pela visita, apareça sempre..
    Beijos Té
    bloglola.com.br

    Instagram: stephanieparizi

    Ps: meninas, venham participar do sorteio MAC e L´oréal que está no ar, é super fácil :)

    ResponderExcluir
  15. Eu não conhecia esses modelos não menina... pra mim, sapato de homem é tudo igual, da mesma forma que eles pensam que nossos sapatos são iguais haha'
    Excelente quinta!
    Beijinhos ;*

    http://www.bycarolinaa.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá querida...

    Obrigada por visitar meu blog,fiquei mto feliz,também adorei o seu,seguindo.
    Seu blog é super tendencia,versatil,aconchegante,amei...

    bjim

    http://bloglufranca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. que legal!!!!!! não tinha ideia da quantidade de tipos e nomes de sapato masculino!!!
    Muito bom sabe ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. meu filho esta na época do tênis ainda,mas qd começar a usar sapatos, vai ser um chatinho pra escolher,,rs bjs

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post! vou mostrar para meu namorado hahaha
    Beeijos linda!

    http://princessjujube.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Mocassim são lindos sapatos, acho mega fofo.

    ➥http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/
    ➥http://www.facebook.com/SimplesAgradavelBlog

    ResponderExcluir
  21. Sou apaixonada por Mocassim! Morro de vontade de usar!
    Ps: Você é linda demais!

    ResponderExcluir
  22. Gostei do post, não sabia o nome de alguns! Hehe
    Bj, Gabi.

    ResponderExcluir
  23. eu amoo os loafers e esse modelo desert!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. oi! legal a matéria sobre as botas. onde consigo comprar uma bota chealse bacana? bj!

    ResponderExcluir
  25. oi! legal a matéria sobre as botas. onde consigo comprar uma bota chealse bacana? bj!

    ResponderExcluir