terça-feira, 21 de maio de 2013

Grunge - Além da camisa xadrez e das calças rasgadas

Parece que o "grunge" tá de volta nas ruas. Mas a verdade é que ele vai muito mais além de uma camisa xadrez e uma calça jeans rasgada. Vamos colocar então um pouquinho de cultura nessa moda, porque ir além as vezes pode ser bem interessante.




Grunge é um subgênero do rock alternativo, que surgiu no final da década de 80 em Washington, principalmente em Seattle, por isso as vezes é chamado de Seattle Sound (Som de Seattle). Ele foi inspirado pelo hardcore punk, heavy metal e indie rock. As letras dessas bandas geralmente eram caracterizadas pelas doses de angústia e sarcasmo. E muitas entravam em temas como alienação social, apatia, desejo de liberdade .. E a estética, onde entra o ponto da moda, era totalmente despojada, e muitos músicos se destacaram pela aparência desleixada. E o sucesso do grunge foi impulsionado pelo Nirvana e Pearl Jam, bem no meio da década de 90. E não pode esquecer de bandas como Alice in Chains, Mudhoney, Stone Temple Pilots, Soundgarden, The Melvins, e por aí vai.  

Muitos músicos exibiam um desencanto com a sociedade, e um certo desconforto com os preconceitos sociais. Muitos temas abordados por eles eram semelhantes as percepções da Geração X, que surgiu em meados da década de 50. E se a gente continuar, essa história vai longe. 

E a moda? As bandas rejeitavam apresentações complexas e com altos orçamentos. Eles não queriam pirotecnia, serem artistas, e sim fazer seu rock, colocar pra fora tudo que tava dentro. As roupas consistiam em itens de brechó e típicas da região, como as camisas de flanela. E as calças? Quem nunca usou uma calça até rasgar? Ou seja, era o que tava lá, até porque nenhum deles se importavam em fazer moda. E taí, a moda pegou essa história toda e "glamourizou". 

É claro que você pode continuar usando sua camisa xadrez e sua calça rasgada. A gente até vai dar uma inspiradinha aqui. Mas não é interessante saber de onde tudo isso realmente vem? 

Tem tanta coisa boa pra ser abordada, e que as vezes influencia muito mais a moda, vai além de tudo isso que a gente vê. 



Fonte: Mother Google  


9 comentários:

  1. acho isso mto bacana de vdd! a moda que acompanha os fatos, a história, o gosto! a moda em tendencias já me irrita um pouco haha mas n a ponto de fugir dela! complexo demais!

    adoro mtas das bandas que vc citou e esse impacto que eles causaram tb! o que tb é complexo na minha cabeça é se é bom ou ruim ter glamourizado!! mas dou graças por existir! hahaha bjoks!


    www.profetices.com.br
    www.heartclicks.com.br

    ResponderExcluir
  2. Como pode né? Algo tão simples virar moda. Tipo a blusa xadrez e calças rasgadas, o povo sabe o que fazer mesmo.

    http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post!

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Maria Luiza;

    Não sabia que era um subgênero do rock.
    Adorei as inspirações.

    Bjs!!!

    MEL

    maismulherpormelmarques.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. nossa amei os looks femininos!

    http://anavidadeestilista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post <3
    Adoro o grunge como inspiração na hora de vestir.


    Tecido Doce
    Sorteio

    ResponderExcluir
  7. adoro este estilo flor, se vc digitar grunge no meu blog, vai ver um monte de looks! amo mesmo hehe

    Muito obrigada por comentar no meu blog!
    Sempre que atualizar me mande um recado no meu blog, que virei aqui comentar! Fica mais fácil para eu não esquecer e sempre estar aqui mantendo contato! ;)

    Beeeijooos, @re_becah

    blogdareh.com.br

    youtube.com/blogdareh

    facebook.com/blogdareh

    ResponderExcluir
  8. Amei esse segundo look, o mais bonito.

    http://rockcomluxo.blogspot.com.br/p/sorteios.html

    ResponderExcluir