domingo, 18 de julho de 2010

Dicas para Cabelos - Parte 2 (Cabelos Oleosos)

Vou fazer um post rapidinho sobre algo que vem nos descabelando no inverno: a oleosidade dos fios!


Há uma idéia errada de que o frio deixa a pele e os cabelos sequinhos. Associamos o frio necessariamente a ressecamento. Pois bem... é aí que erramos! Na verdade, existe um mecanismo conhecido por muitos como efeito rebote: os tecidos tentam compensar o ressecamento provocado pela água quente e por ventos frios através da produção de oleosidade. Você já deve ter reparado que, no inverno, é comum ter mais cravinhos do que de costume, e ter que lavar o cabelo com mais freqüência. Em outras palavras: quem não se hidrata de fora pra dentro no inverno, ganhará esse presentinho de grego do organismo, que é a hidratação – sebosa e inconveniente – de dentro pra fora. Em outras palavras... eca, óleo!

Para amenizar o efeito rebote, é necessário hidratar o corpo. Assim, o organismo entende que não precisa compensar tanto o ressecamento! Entenderam? Então, assim: quem reclama de oleosidade no couro cabeludo, deve sim hidratar os cabelos, mas com produtos adequados para esse tipo de fios.

Algumas dicas para cuidar de cabelos oleosos:

• Evite passar muito as mãos nos cabelos.

• Lave os cabelos com água fria. Para as friorentas, no máximo, água morna! Dica: Aproveite dias de calor para tomar duchas geladas, elas são um verdadeiro tratamento de beleza. Você vai sentir a diferença: poros fechados e madeixas saudáveis e brilhosas.

• Condicionador? Só nas pontas. Tenho amigas que usam condicionador banho sim, banho não. De qualquer forma, utilize produtos especificamente para cabelos oleosos.

• Beba muita água, para amenizar o efeito rebote do inverno.

• Shampoo sem sal é maravilhoso! Ele foi criado para limpar o couro cabeludo sem ressecar. Ou seja... ameniza o efeito rebote. Pense sempre dessa forma: ressecamento trará mais oleosidade! Dica: o shampoo sem sal é excelente para quem tem química no cabelo, pois limpa sem penetrar excessivamente nos fios. Seu alisamento, relaxamento etc irá durar mais tempo!


Agora, uma diquinha clássica, mas que muitas ainda não conseguiram adotar para si! Eu finalmente aprendi a fazer. É como delineador... não fica perfeito de primeira! Haha.

Meu cabelo é normal, lavo dia sim, dia não. Mas no inverno, senti um certo desconforto e passei a lavar a cabeça compulsivamente! Resultado: efeito rebote (ele de novo...). Para consertar isso, voltei a lavar dia sim, dia não, e resolvi testar essa história de..talco?

Sim, talco!

O talco faz com que a sua lavagem “dure” mais tempo. Compre um talco bem cheirosinho, aqueles de bebê. Nada de comprar talco para pés de esportista, hem? Eu uso um da Johnson com lavanda e camomila.

Você aplica o talco direto na raiz. Fique com a cabeça branquinha, branquinha mesmo. Espere alguns segundos para ele “assentar” bem.

Depois, você irá sacudir sua mão na raiz, inclinar a cabeça pra baixo e continuar até sentir que boa parte do talco já saiu. Olhe-se no espelho para ver se ainda há resquícios. Faça o mesmo movimento da cabeça para baixo, mas dessa vez, com uma escovinha. Finalize passando o secador meio de longe e com a mão, só para ajeitar o volume original do seu cabelo. Se o seu cabelo for misto, é provável que suas pontas estejam secas, então finalize esse procedimento colocando um pouquinho, só uma gotinha mesmo, de silicone nas pontas.

Testem um dia antes de entrarem no banho! Levei umas três tentativas para realmente aprender o jeito. Meu cabelo é pretinho e eu ficava meio “grisalha”. Mas agora peguei a manha e adorei. Voltei a lavar o cabelo dia sim, dia não, e fico com os fios macios e bem cheirosinhos ao longo de todo o tempo! Que tal tentar e contar pra a gente o resultado?


Ah, meninas, é bom lembrar que a oleosidade em excesso pode ser um problema endócrino, digno de tratamento! Se você desconfia que seus fios e sua pele são mais oleosos do que o normal, consulte um médico. Eu mesma já fiz um tratamento para corrigir a oleosidade da pele e do couro cabeludo. Desde então, estou muito mais sequinha e feliz, haha! :)

Ps: Meninas, não somos cabeleireiras e nem nossas mães, rs. Tô falando isso porque estamos falando muito sobre cabelos. Mas é que eu acho que toda mulher gosta do seu cabelo lindo e perfeito. Adoramos uma dica de beleza caseira, como tratar seus cabelos com dicas caseiras também. Tudo para gastar menos! Então, gostamos de mostrar isso pra vocês, pois quem não tem problema com o cabelo? Seja seco, oleoso, quebradiço .. Beijos, Maria Luiza

15 comentários:

  1. minha pele do rosto descasca no inverno, será que é por isso??

    Oo

    ResponderExcluir
  2. Agora sim, adorei o post, só para cabelos oleosos, otimo agora sempre quando for lavar o cabelo no inverno sempre condicionador só nas pontas!
    Eu cabelo é um horror nessa estação!
    Adoro seu blog flor

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post!!
    Aprendendo mto c vcs.. =)
    Bjss =)

    ResponderExcluir
  4. Oieee tem selinho pra vc lá no meu blog!! =**
    Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Ai,tudo que eu precisava,meus cabelos são oleosos :/

    Bjooo

    ResponderExcluir
  6. òtimas dicas, meus cabelos são oleosos ..

    Bjoks

    ResponderExcluir
  7. PERFECT!!!! Meu cabelo é oleoso e estou penandooooo no inverno!!

    Obrigada, meninas!! O blog de vocês ta show!!

    Bjxx

    ResponderExcluir
  8. eu n tenho o cabelo SUPER oleoso , mas quando estou com ele indo por esse caminho,eu evito mesmo passar as mãos em demasia nos cabelos..sempre fica mais oleoso!!
    beijos , adoro o blog!

    http://fashionbynina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. TALCOOO! Achei que só eu usava esse truque =x

    ResponderExcluir
  10. Amei o post gente! Que delícia saber tudo isso aí! E foi bom saber que o talco não resseca o cabelo! Vou testar! [já tô vendo a bagunça...]
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  11. Quer aparecer no blog com sua melhor amiga? então envie sua foto para ''http://bipolaridadefeminina.blogspot.com/'' , e apareça amanhã no dia do amigo, é só clicar no link!

    ResponderExcluir
  12. Adoreiii as dicas

    Tem selinho pra vc lah no blog ^^
    =*

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas, meu cabelo é mega oleoso :S
    Adorei o blog, seguindo :*

    ResponderExcluir
  14. Nossa, você entende mesmo de cabelo, não é garota? HAHA, que legal, ameeei todas as suas dicas, e essa do talco eu não conhecia não, haha. Mas você parece especialista, caramba!
    Beijos, tudo de bom! :*

    ResponderExcluir